Low Carb

Posso usar kefir na dieta low carb?

Muitas pessoas têm dúvidas se o kefir pode ser inserido na dieta low carb. Leia mais sobre este assunto neste texto!

O kefir se tornou conhecido no meio culinário, seja usado como água ou leite, se popularizando até aparecendo em programas de TV. Mas você sabe o que é este item?

Trata-se de um tipo de bebida fermentada, como um leite ou iogurte. Originada do Tibet, é definido como um probiótico, ou seja, um produto alimentar com um colônia de microorganismos que ajudam a regular o intestino.

Seus grãos contém lactobacilos, leveduras e bifidobactérias, que fermentam lactose ou  sacarose. Assim, produz o ácido láctico, etanol e dióxido de carbono como resultados deste processo.

E como características, o kefir apresenta um sabor azedo, espumosidade e efervescência, que aumentam  proporcionalmente à medida que o período sob fermentação também
é elevado. 

E um detalhe é que durante a fermentação do kefir, há uma diminuição nos níveis de carboidratos. Por isso, muitas vezes ele é associado para se usar em uma dieta low carb. Mas será que ele é de fato indicado?

Quais são os benefícios do kefir

Por ser um alimento natural e um excelente probiótico, o kefir proporciona benefícios ao organismo e ao intestino humano. Dentre eles nós temos:

  • equilíbrio da flora intestinal;
  • alívio na síndrome do intestino irritável;
  • aumento na absorção de micronutrientes;
  • efeito benéfico na estabilidade óssea;
  • redução da infecção. 

Por isso, incluir o kefir na dieta, como a low carb pode ser uma excelente arma contra a prisão de ventre, que é comum em quem inicia esta prática. 

Como acrescentar o kefir na dieta low carb?

O kefir se torna uma ótima opção para sobremesa ou café da manhã . Você também pode inseri-lo junto com frutas permitidas na low carb, e outros alimentos de baixo teor de carboidrato.

Originalmente, ele é usado junto com o leite. Mas é possível encontrar no mercado kefir à base de frutas e em cápsulas.

E além de uma quantidade diminuída de carboidratos, você estará ingerindo os microrganismos benéficos Ao ingerir kefir regularmente, você conseguirá o fortalecimento do seu sistema imunológico.

Mas lembre-se que a dieta low carb é considerada uma dieta restritiva, ou seja, reduz uma das principais fontes de energia do organismo. Por isso, antes de iniciar esta prática, busque a orientação de um nutricionista. 

 

Venha para a Onda Zen e conheça nossos produtos!

 

Back to list

Deixe um comentário