#DICASZEN

Qual é a quantidade de proteínas e carboidratos que precisamos por dia?

Você sabe qual é a quantidade de proteínas e carboidratos que precisamos por dia? Apesar de esta não ser uma informação que costumamos buscar, é importante ter esse conhecimento. 

Mas é importante ressaltar que a necessidade de energia de cada pessoa muda de acordo com o sexo, idade, peso/altura, e a realização de atividades físicas, seja no dia-a-dia, no trabalho, ou com a prática de exercícios físicos.

De modo geral, a legislação brasileira recomenda que as energia e nutrientes apresentadas nos rótulos dos alimentos tenham como referência 8.400 kJ ou 2000 kcal/dia. 

Contudo, isso geralmente é indicado para uma pessoa que tenha tamanho mediano, com pouca prática de atividades físicas, no caso de homens, e prática regular, no caso de mulheres. 

Diante destas condições, é preciso ingerir, todos os dias, em média: 60 g de proteínas, 60 g de lipídios (gordura), 310 g de carboidratos e 25 g de fibra alimentar.

Para ingerir 60 g de proteína podem ser consumidos, por exemplo, uma xícara de leite, uma fatia de queijo, 1 concha de feijão, 1 bife e 1 filé frango ao longo do dia. Com exceção do óleo e azeites usados no preparo, já foram fornecidos 50 lipídios de gorduras. 

Mas apenas uma xícara de pipoca de micro-ondas já ultrapassa a quantidade de lipídios recomendada para uma dieta de 2000 kcal (8400 kJ), mesmo que ofereça a quantidade adequada de fibra alimentar e boas quantidades de carboidratos e proteínas. 

Por isso, vale o equilíbrio para atender a todas as suas necessidades de energia e nutrientes. Assim, ao invés de comer um pacote de biscoito recheado, consuma apenas dois biscoitos.

Varie sua alimentação porções moderadas ao longo do dia. Ingira ao menos três porções de hortaliças (cruas e cozidas) e três porções de frutas todos os dias, o que garante a ingestão da quantidade de fibra alimentar necessária. E não esqueça de beber bastante água!

 

Acesse nosso site e venha ser Zen!

Back to list

Deixe um comentário